História do SINPAIT



A classista neste Estado teve origem na fundação, em 19 de maio de 1 953, da Associação dos Inspetores do Trabalho no Estado de São Paulo.

Posteriormente, em assembléia datada de 19 de novembro de 1 984, seu estatuto sofreu várias modificações, principalmente para inclusão dos Assistentes Sociais, Engenheiros e Médicos como seus possíveis associados, sendo seu nome mudado para Associação dos Agentes Federais da Inspeção do Trabalho no Estado de São Paulo - AAFITESP.

Em 22 de setembro de 1988 foi fundada a Associação dos Fiscais do Trabalho Aposentados - AFITRAP.

Com o advento da Constituição de 1 988 e a possibilidade da sindicalização dos servidores públicos, foi fundado, em 28 de setembro de 1.990, o Sindicato dos Agentes Federais da Inspeção do Trabalho no Estado de São Paulo - SAFITESP.

Em 27 de maio de 1 996, em assembléia conjunta, uniram-se a AAFITESP e A AFITRAP, conservando-se o nome da primeira, mas, condicionando, no novo estatuto, a participação de associados aposentados nas novas eleições.

Posteriormente, em 01.08.1996, foi criada a atual representação classista dos Agentes Federais da Inspeção do Trabalho no Estado de São Paulo, o Sindicato Paulista dos Agentes da Inspeção do Trabalho - SINPAIT, resultante da união total das entidades anteriores, AAFITESP, SAFITESP e AFITRAP.

Enfim, após alguns anos de luta, a categoria, em São Paulo, estava unida.